quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pourquoi Delacroix?

Dan, por que Delacroix?

Olha, fui várias vezes questionado a respeito da tela reproduzida no layout e, por isso acho essa questão muito pertinente, logo digna de um post. O romantismo, essa "revolução literária do terceiro Estado" me chama muito a atenção pelo fato de propôr um novo modelo artístico na Europa em um tempo que a aristocracia era o centro das atenções e que, ela, somente ela, consumia arte. A reprodução de Delacroix mostra a revolução francesa, mais especificamente, a liberdade.

A chamada revolução literária decorre do fato de, a partir daí, (final do século XVIII) o campo literário apresentar uma nova forma de compôr textos , com uma linguagem mais coloquial, mais harmoniosa, permitindo o leitor recorrer a um mundo paralelo, de sonhos , um mundo onírico, ilógico.

Essa é, na minha opinião, a escola literária mais intimista, mais charmosinha de todas. Ela é, de certa forma permissiva, recorre-se a metáforas e cria-se um mundo novo. Por isso, coloco essa tela tão expressiva, tão emblemática. E, convenhamos : Delacroix é Delacroix.

Um comentário:

  1. Dani o blog mal começou e já estou sentindo que serei frequentadora e fã!Até pq sendo o blog de quem é eu já tenho bons motivos para isto!!!rs

    ResponderExcluir